segunda-feira, março 24, 2008

Programando em Scratch - Relato da génese de um projecto

Lembram-se de vos falar do ffred?
Um programador excelente que encontrei por via das galerias do Scratch e que era afinal o pai de uma colega minha e avô de uma aluna do 5º ano da escola?

Pois... o ffred não pára...

Acabou de elaborar um excelente documento relatando a génese do seu projecto Fracções-4, que enviei para o MIT (página do Scratch) e pode ser encontrado aqui:
Programando em Scratch - Relato da génese de um projecto

Ora o Fracções-4 segue-se, naturalmente, aos três projectos anteriores em torno das fracções (Fracções-1, Fracções-2 e Fracções-3) que podem ser encontrados nas galerias do Scratch e são um óptimo instrumento de apoio ao ensino/trabalho com fracções...
Se quiserem experimentar... é só clicar!

Obrigada ffred!


Scratch Project

Scratch Project

Scratch Project

Scratch Project

9 comentários:

TA-SE(xto) disse...

Já me tinha falado do programa e agora que vi alguns dos trabalhos dos ses alunos (andei a passear pelos blogs), fiquei com muito curiosidade e decidi ir experimentar!
Depois digo como correu!
Beijinhos!
Mónica!***

Teresa Martinho Marques disse...

Fico mesmo contente!
Dá notícias!
Beijinhos

TA-SE(xto) disse...

Uma dúvida: 1º que tudo tenho de fazer o download do programa scratch certo? Mas quando entro para o fazer e começar a construir o projecto aparecem dois programas: um scratch antigo e outro mais avançado e estou com algumas dificuldades no inglês.
Pode ajudar-me?
Beijinhos,
Mónica

Teresa Martinho Marques disse...

Descarrega a partir daqui:
http://scratch.mit.edu/pages/download

(se já tiveres instalado, retira tudo).

Depois, ao abrir o programa no menu em cima podes mudar a língua para português.
Olha, às segunda-feira pelas 15:15 tens aulas? É que os meus alunos podem dar-te uma ajuda. À distência é complicado. Segue os manuais que estão aqui:
http://scratch.wik.is/Support/In_many_languages/Portugu%c3%aas_%2f%2f_Portuguese
Beijinhos

Teresa Martinho Marques disse...

não é distência... é distância :)

TA-SE(xto) disse...

P.S:.Estive a tentar e vou demorar a dar noticias: não percebo nada disto... Mas tenho paciência e aprendo um bocadinhoo todos os minutos que passo a experimentar o programa... Mónica

TA-SE(xto) disse...

A essa hora tenho aulas sim.
Mas não vão faltar opurtunidades para tirar dúvidas!
Obrigada pela ajuda!
Beijinhos!
Mónica

TA-SE(xto) disse...

oportunidades* oops...
:P
Mónica

Teresa Martinho Marques disse...

Não é imediato... mas com os manuais chegas lá. Dá um bocadinho de trabalho a perceber no início, daí ser bom uma ajuda directa. E à segunda às 8:15? E à sexta às 10? Depois vemos então... MAs não desistas! É mais simples do que parece! Beijinhos
P.S. Se fores ao youtube e escreveres "scratch mit" encontras vídeos de ajuda e no próprio site do scratch no support tens muito material. Diz coisas! Mais beijinhos