segunda-feira, fevereiro 16, 2009

Matemática... em movimento

Procurava eu uma forma de levar os alunos a visualizar melhor a "prova" da afirmação de que "a soma dos ângulos internos de um triângulo é sempre 180º", quando dei com estas animações - destaque para a primeira (poderiam ser programadas em Scratch por alunos...):





E depois com a preciosidade que se segue...

(... foi você que pediu uma revisão de alguns conceitos de trigonometria? Sim?
Então, delicie-se!)




E não esgota...
Encontrei "na zona Youtube relacionada", mais algumas animações que parecem interessantes...

-------
Na plataforma do Scratch do MIT, existem vários projectos com "tag" trigonometria aqui:
http://scratch.mit.edu/tags/view/trigonometry

(Alguns são interessantes...)

4 comentários:

rabina disse...

Espectacular, apesar da cadeira não ser o meu forte.

Teresa Martinho Marques disse...

Quem sabe fica forte com esta animação toda... :)

IC disse...

O que tu descobres, 3za! :) Muito interessante, no meu tempo de ensino não havia disto (ou eu não descobri). Fui espreitar os "relacionados", uma das demosntrações do teorema de Pitágoras é muito engraçada porque é cantada.
Ainda começo a pensar em concorrer aos lugares para profs reformados eh eh eh

Teresa Martinho Marques disse...

:) tenho de ir cuscar essa do Pitágoras... E... nada de concorrer a esses lugares... sem contrato! Então nós é mais voluntariado? Ele há coisas... ontem nem queria acreditar quando escutei a reportagem sobre os médicos... (davas-me jeito lá no clube... mas não te posso pagar eh eh eh)
Beijinhos