quarta-feira, março 25, 2009

Coitadinho?

Não sei se compreendi a essência da qualificação e fui pedir explicações ao dicionário.

Não é coisa que me preocupe. Os paradoxos passaram a fazer parte do nosso dia a dia desde há uns anos.
Tenho na memória duas coisas: o convite (recusei) que me foi feito para me candidatar a "professora do ano" pelos bons serviços prestados... e a notificação da mesma escola, dois anos depois, que levou um carteiro a fazer-me assinar dois papéis e a apresentar o BI para ficar a saber que não posso progredir para lado nenhum... pelos bons serviços prestados em 24 anos, mas sem folhinha em 2008/2009 que confirme a renovação dos meus bons votos para a causa educativa...
Sempre fui menina muito obediente, conciliadora, procurando dar a volta a todos os absurdos. Devo ter-me cansado. Coisas da idade e de alguns cabelos brancos. Cansei-me de ser desrespeitada e de ver desrespeitadas as crianças a meu cargo. Farei por elas o que for preciso para que se saiba e para que as coisas mudem, mesmo sem estar sempre a falar do assunto. Quem se interessa sabe.

Coitadinho? Quem é afinal a pessoa infeliz, desgraçada, mísera... pobre dela?
Eu cá não sou...


coitadinho
s. m. adj.

s. m.,
pessoa infeliz;

prov.,
indivíduo atraiçoado pela esposa;

adj.,
dim. de coitado



coitado
adj. interj.

adj.,
desgraçado;
infeliz;
mísero;


interj.,
pobre dele!.




Ah! Só me senti hoje um pouco coitadinha ao ver os milhões investidos na casa dos deputados... tanta tecnologia junta e eu a penar na escola sem condições tecnológicas para trabalhar com os meus alunos (ai tantas promessas que venho escutando sobre milhões de planos tecnológicos...e nada...)... e sem aquecimento ou arrefecimento condicionados nas salas mais penalizantes da escola... Inverno ou Verão... sem conforto... poucos recursos. Senti-me, como dizer?, atraiçoada (não pela esposa) por quem deveria definir outras prioridades para este país... Crise?

(Coitadinhos de nós todos...)

3 comentários:

Miguel Pinto disse...

Sempre que me chamam ou querem fazer de mim burro aproveito logo para dar um coice...
Que triste sina a nossa, 3za. :(

Isabel Preto disse...

Olá Teresa:
mesmo para falar de azares, tens um dom...hoje não estou nos meus dias e a tua postagem veio deixar-me mais leve.
Obrigada.

Teresa Martinho Marques disse...

Pois... é que já não há paciência! O que fizeram estes senhores pela educação em mais de 20 anos? Menos do que nós... tenho a certeza...