sexta-feira, março 06, 2009

Uma resposta que é uma pergunta...

Depois de termos andado às voltas com as plantas e a fotossíntese... e termos percebido que durante o dia as plantinhas produzem oxigénio e consomem dióxido de carbono, mas à noite não devem ficar no nosso quarto porque consomem o oxigénio e libertam dióxido de carbono... desafiei-os com esta história.

Quando tinha a vossa idade e me vieram com esta história da importância das plantinhas para o mundo por causa do oxigénio que produziam e depois me deram este conselho... veio-me logo uma pergunta à cabeça... Não me lembro é se a fiz à professora ou se a fiz ao meu Pai...

Agora pergunto-vos eu: que pergunta terei eu feito?

Riram...
A professora quer uma resposta que é uma pergunta
Pois...

Não demorou muito para numa turma duas das alunas lá chegarem.
Na outra demorou um bocadinho mais e acabei por ter de fornecer muitas pistas (embora tenham surgido perguntas engraçadas como: qual é o problema de dormirmos no quarto com uma planta? Se dormirmos com uma pessoa no mesmo quarto acontece o mesmo! Ela respira o oxigénio e deita fora dióxido de carbono!)

Já não é a primeira vez que falo da importância das perguntas.
De como podemos reconhecer um aluno especial pelas perguntas que faz... mais do que pelas respostas que dá.

Não me posso esquecer do David, há muitos muitos anos atrás, que me perguntava no quinto ano: oh professora... mas se o ovo da galinha é uma célula, por que é que sai de lá um pintainho pluricelular?

E não... não vos deixo aqui já a resposta-pergunta ao desafio que fiz aos alunos.
Guardo para depois...

(Podem sempre tentar adivinhar a pergunta que terei feito aos 11 anos e que alguns alunos ontem também "descobriram" qual foi...)

Sem comentários: