quinta-feira, maio 07, 2009

Entrecruzar fios...

Embora a Internet tenha fugido de novo da sala e seja preciso a intervenção de um técnico - este grupo de quinta-feira do Clube tem tido pouca sorte e estará três semanas sem publicar - aconteceram outra vez coisas daquelas que transformam a espécie de escola em Verdadeira Escola...

Descobri na sessão do Clube de hoje que a Ali (5º ano) levou muito a sério o meu desafio da última sessão, em resposta ao seu desejo. Pois... a Ali queria fazer o Bolt (cão) correr num projecto Scratch... Penso que ela acreditava existir um botão mágico que produzisse instantaneamente o efeito desejado. Já de corrida no final expliquei que tinha de desenhar o Bolt em pelo menos três posições... imaginámos um cão a correr e eu falei da posição das patas... ela, atenta, falou-me do movimento das orelhas e da cauda, que também teria de ser levado em conta.
Hoje surpreendeu-nos assim...



As sementes de Scratch vão-se espalhando. Na semana passada percebi que alunos do 5º ano (não são meus alunos) que frequentam o Clube à quinta (em número que tem aumentado, apesar dos desalentos e falhas do equipamento) tinham estado a trabalhar com o Scratch em Estudo Acompanhado com a sua professora de Matemática (uma colega que admiro por também tentar aprender e aplicar com os alunos as ferramentas tecnológicas que vai descobrindo). Eu já havia falado com a DT e com ela sobre a importância de prolongar o trabalho do Clube no contexto do Projecto Curricular da Turma e chegou o momento. Antigamente eu e ela tínhamos o hábito de nos sentar para partilhar ideias... apresentei-a aos blogues e ao googlepages (tem desenvolvido trabalho para as suas turmas)... esse tempo agora deixou de existir e cuzamo-nos pelos corredores em corridas, falando pelos cantos quando possível. Pouco. Muito pouco.
Ontem disse-me que a aula foi um sucesso. Quando ela percebeu que tinha 18 meninos que dominavam o Scratch, colocou-os a ajudar os restantes. Agora eles passam a sentir que os fios se estendem das aulas até ao Clube e vice-versa. Exactamente o que eu sonhava que pudesse acontecer.
Ficou um registo doce do momento, feito pela professora, e divulgado no blogue da turma:
http://praticamatematica.blogspot.com/




Parabéns, Professora e Alunos! As sementinhas estão a caminho de flor!


--------------------------------

Aconteceu outra partilha hoje, desta feita um trabalho extraordinário desenvolvido por turmas de 3º Ciclo (orientadas por excelentes e empenhados professores de Ciências) e que está a ser apresentado a toda a escola pelos alunos. A nós couberam-nos duas alunas do 7º ano, mas guardo para depois o registo do momento e o "slideshow" apresentado (são vários, que estão a ser compilados para partilha) que me irá ser enviado pela professora Andreia. Estou a falar do Projecto ENA (Energia e Ambiente da Arrábida)


[av.JPG]


Assim dá gosto...

Sem comentários: