sábado, março 19, 2011

Oh professora, não concordamos com o que disse...

Entro na escola.
O T e o L vêm a correr para mim. Ficamos de pé na rua, ao Sol... junto de uma árvore no jardim...
Oh professora não concordamos com o que disse ontem quando investigámos os eixos de simetria axial de um círculo.
Então?
É que no fim, depois da Bibi dizer que eram os diâmetros todos onde quisessemos, a professora acabou por nos dizer que era um número infinito, mas não pode ser...
Então porquê?
Porque nós fomos dobrar um círculo e desenhar as linhas... e as linhas ocupam espaço... não cabem infinitas...
Sorri
Pois...
E se eu vos disser que a Geometria trabalha com entes sem dimensão? Temos de as imaginar assim... existindo na nossa mente sem existirem realmente... Aquilo que usamos são representações físicas desses entes e conceitos... Mas eles não existem na realidade... apenas podem ser representados...

Ah!!!!! Olhos abertos! Assim já concordamos... Porque a desenhar a caneta ocupa espaço... as linhas que desenhamos têm espessura... e assim só cabem algumas... Mesmo que ocupassem ... vá lá (o L suspende o raciocínio para pensar no que vai dizer) um grau... nem dava 360 porque depois tinha de se dividir por dois porque a linha vai de um lado ao outro e só cabiam 180 eixos... Mas assim sem tamanho...

Vou até à sala de professores buscar o livro de ponto para a aula de Matemática onde os voltarei a encontrar. A aula hoje começou mais cedo... no jardim. Tenho de lhes pedir que repitam a pergunta e provoquem os colegas.

São estes momentos que nos levam todo o cansaço do corpo e da alma e nos fazem acreditar em todos os impossíveis. As perguntas deles fizeram mais por mim hoje do que o paracetamol e o antibiótico que me aguentam no presente momento... :)

Vai ser um bom dia hoje.
Sinto.
Sei.

(Na aula, eles colocaram a questão a meu pedido e provocaram reflexão nos colegas. A discussão foi rica e interessante. Reforcei a importância de se fazerem perguntas até entendermos tudo o que não fica claro. A R confessou que fez a mesma pergunta ao irmão (9.º ano) e que ele até lhe tinha dado exemplos com os segundos... que um segundo parecia que era só um segundo e depois "lá dentro" podia dividir-se cada vez mais, cada vez mais até nem entendermos bem o tamanho tão pequeno em causa.
Disse: eu sei que é importante acreditarem no que o professor diz... mas devem questionar se não compreenderem e vos parecer que não está certo... É que se alguém vos fizer a pergunta... vocês responderem "infinitos"... e a seguir vos desafiarem com um porquê...  respondem o quê? :"porque a professora disse!!". Riram todos.)

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